Analise SWOT – Realizando uma leitura de mercado
Para conhecer o potencial de um novo produto, projeto ou até mesmo um novo negócio, você precisa de uma ferramenta que te permita enxergar o que você e seu time planejou e também necessita de uma ferramenta que te mostre as possibilidades do que você pode encontrar em seu caminho. A análise SWOT pode te ajudar nestes desafios, ela foi desenvolvida por Albert Humphrey em 1960 com o objetivo de se ter um estudo simples, rápido e preciso dos impactos que os projetos podem causar no mercado.
A análise SWOT permite avaliar os possíveis cenários para o seu projeto antes de tirá-lo do papel, aumentando suas chances de sucesso. Esta ferramenta de planejamento estratégico faz com que sejam analisados os impactos positivos e negativos de uma ideia e é muito utilizada pelas empresas para entender a viabilidade da aplicação de projetos de alto impacto no mercado, embasando as decisões que serão tomadas no negócio.
Entender os riscos é fundamental para que se tenha um plano de ação para mitigá-los ou eliminá-los quando possível, pois com toda certeza conhecer os riscos permitirá que as oportunidades encontradas sejam melhor aproveitadas. A análise SWOT proporciona uma reflexão dos pontos positivos e negativos internos do projeto/empresa, que na maior parte do tempo podem ser controlados e também apresenta uma visão dos fatores externos que influenciam o que está sendo desenvolvido. Fatores externos podem representar um entendimento sobre fatores culturais, concorrentes, fatores sociais e também o ambiente econômico.
Para entender os fatores internos do projeto/negócio é necessário avaliar alguns critérios que irão te assegurar a capacidade que sua estrutura tem de executá-lo. Procure conhecer os recursos que estão disponíveis, um projeto necessita de pessoas capacitadas e na maioria das vezes de recurso financeiro, entenda a sua capacidade de operação, quais são os recursos tecnológicos que você tem e como é a cultura de sua organização.
Analisar fatores externos do seu projeto é fazer um estudo de mercado e entender tudo o que pode estar relacionado com seu produto ou negócio de forma favorável e desfavorável. Aqui é procurado entender as forças atuantes em seu nicho e como você se relaciona com elas, entenda o perfil comportamental de seus clientes e conforme já citado, entenda o ambiente econômico analisando o poder de compra de seus futuros clientes, pois de nada adianta desenvolver soluções incríveis se o custo de seu projeto não é atrativo ao mercado.
Vamos então aos significados de cada sigla da análise SWOT e como defini-las, um exemplo da matriz SWOT pode ser visto na figura 1:
Figura 1 – Matriz SWOT
Fonte – Criação Própria
Strengths (Pontos Fortes) – Aqui são analisados os atributos que fazem com que o cliente tenha preferência ao que você oferece quando comparado aos seus concorrentes, ou seja, é o seu diferencial, que será um dos critérios ganhadores de mercado/clientes. Podemos considerar como ponto forte uma solução que ainda não é oferecida ou que está melhor estruturada quando comparada ao que já é oferecido, processos mais ágeis, autoridade de marca ou tema abordado.
Weaknesses (Pontos Fracos) – Nada é perfeito, o seu projeto por mais inovador e bem planejado que ele possa ser feito, ele continuará tendo uma fraqueza e caberá a você definir critérios que façam com que o seu propósito seja seguido. Um conceito que pode ser relacionado a esta análise é o triângulo das triplas restrições ou triângulo de ferro demonstrado na figura 2, onde é possível constatar que a cada mudança em preço, prazo ou escopo ao menos uma das partes é afetada e a qualidade do que está sendo oferecido também fica suscetível as mudanças. É importante que você entenda logo no início se o que você oferece possui diferencial no escopo, prazo, qualidade ou preço, pois seguindo o conceito do triângulo, a cada ponto fraco podemos ter um ou mais pontos fortes equivalentes. Pode ser considerável o estabelecimento de parcerias a fim de minimizar as fraquezas encontradas no projeto.
Figura 2 – Triplas restrições ou Triângulo de Ferro
Fonte – Criação Própria
Opportunities (Oportunidades) – Aqui são observados quais comportamentos do mercado podem ser favoráveis ao que você está oferecendo. Oportunidades são acontecimentos relacionados ao seu projeto que quando ocorrem podem aumentar o seu desempenho de vendas por exemplo. É importante entender que existem eventos previsíveis e imprevisíveis, mas com uma análise de mercado recorrente você estará preparado para aproveitar as tendências.
Threats (Ameaças) – Para finalizar, nesta etapa são descritos os pontos que são desfavoráveis ao seu projeto. Assim como foi comentado sobre as oportunidades, também existem ameaças previsíveis e imprevisíveis, mas com uma análise continua de seu nicho e dos acontecimentos você poderá planejar para se prevenir de alguns problemas.
As informações contidas no quadro quando analisadas em combinação, também proporcionam novos insights do projeto.
Forças e Ameaças: Entenda se os seus pontos fortes minimizam o impacto de suas ameaças.
Fraquezas e Ameaças: Entenda se os seus pontos fracos podem ser corrigidos para mitigar o impacto das ameaças.
Forças e Oportunidades: Entenda se os seus pontos fortes tem potencial para expandir as oportunidades.
Fraquezas e Oportunidades: Entenda se os seus pontos fracos podem ser minimizados para que você possa aproveitar as oportunidades.
Após realizar a análise SWOT você terá um panorama do impacto que seu projeto pode ter no mercado e ela te dará uma posição estratégica para implementar seu produto/negócio ou até mesmo enxergar a inviabilidade da aplicação. Também é um fato relevante que tendo a visão analítica do que você estará oferecendo, você encontrará melhorias que podem ser implementadas em seu portfólio e da mesma forma que melhorias são vistas, problemas também são identificados prontamente, permitindo que você desenvolva um plano de ação caso eles ocorram, te dando segurança para a tomada de decisão. Tenha em mente que inovar nem sempre é criar algo novo, muitas vezes desenvolver soluções melhores sob a óptica do cliente já é um sinal de inovação.