Matriz de decisão, um método eficiente para alta performance

Matriz de decisão, um método eficiente para alta performance

   Assim como projetos possuem início, meio e fim, seu dia também possui um tempo limitado. Em nossas 24h diárias, quantas horas agregamos valor? Quantas horas temos de descanso? Quantas horas temos de locomoção, alimentação e exercícios? E, quantas horas temos de trabalho? Eu poderia criar uma lista de todas as possíveis tarefas que fazemos diariamente, mas a questão é, estamos tendo alta performance para atingir os nossos objetivos?

   Primeiramente é válido refletir, o que estamos buscando em nossa vida? Estamos direcionando nossas energias e nosso tempo em atividades que nos ajudam a conquistar aquilo que nos dispusemos a conseguir? Faço esta reflexão pois para tomar uma decisão precisamos saber o que queremos e conforme Napoleon Hill diz em seu livro Think and Grow Rich, “a nossa capacidade de transformar as coisas em realidade está diretamente relacionada a nossa capacidade de transformar pensamentos em ações por meio de um propósito definido“ o que nos leva novamente ao conceito de Mastermind, onde no caso do Mastermind diz-se que “onde dois ou mais unem esforços para se atingir um propósito definido não se tem a soma das mentes, e sim um resultado único e poderoso gerado pela harmonia”, embora o conceito seja amplamente falado para um grupo, individualmente o resultado também mostra-se eficiente, pois temos inúmeros exemplos de pessoas que antes de se juntarem a outras trabalharam com foco no que planejaram por longos períodos, até atrair olhares de apoiadores e clientes, também é uma fala de Napoleon Hill que “antes de alguém acreditar em sua ideia, o primeiro a acreditar deve ser você mesmo!”.

   Propósito definido, Mastermind, tempo e outros conceitos necessitam de ferramentas para que possamos estruturar nossa tomada de decisão e nada melhor do que utilizar uma Matriz de Decisão, ou melhor Matriz de Eisenhower. Você sabe quem foi Eisenhower? Dwight Eisenhower foi o 34º presidente dos EUA e também general do exército comandante na segunda guerra mundial, além de tudo isso ele era considerado um mestre quando o assunto era controle do tempo e seu método mais famoso é a tal de Matriz de Eisenhower. Este método possui 4 princípios, que são:

  1. Fazer de imediato atividades com alto grau de relevância e urgência.
  2. Se programar para realizar atividades que hoje são importantes, mas não possuem urgência.
  3. Postergar atividades que não se mostram importantes e urgentes.
  4. Delegar atividades urgentes, mas que não possuem alto grau de agregação de valor.

   Não existe nenhum segredo no pensamento desses princípios, não é mesmo? Eles fazem total sentido e muitas vezes em nossa rotina definimos em nossa cabeça a ordem de nossas atividades, porém é muito difícil seguir apenas desta maneira, pois ficamos suscetíveis ao esquecimento, julgar que atividades são muito importantes e urgentes, mas poderem esperar e até mesmo assumirmos atividades que não agregam tanto valor, como outras que deixamos de lado. Isso tudo pode ser resolvido inserindo nossas atividades na Matriz de Einsenhower conforme figura 1.

Figura 1 – Template Matriz de Eisenhower

Fonte da ilustração – Criação própria

   Para aplicar esta matriz procure inicialmente listar todas as tarefas você mesmo ou com o seu time, caso estejam desenvolvendo algo em equipe. Após listar todas as tarefas passe uma a uma analisando com os seguintes critérios.

1.Caso a atividade analisada precise ser resolvida imediatamente e possua um alto impacto caso não seja feita, insira no quadrante Ações imediatas e informe o tempo de execução e o responsável pela atividade, procure também estabelecer prazos, o mesmo vale para os outros quadrantes.

2.Caso a atividade não necessite de uma ação rápida, porém ela tenha um impacto relevante em seu negócio/projeto caso não seja executada, insira no quadrante Ações importantes.

3.Caso a atividade não seja urgente e não tenha impacto relevante, significa que você pode deixar para depois, então insira no quadrante Postergar.

4.Caso a atividade tenha certo grau de urgência, mas não tenha um grande impacto, se possível procure delegar a outra pessoa, portanto insira no quadrante Delegar.

   Realizando esta separação tenha certeza de que você e seu time estarão orientados a executar atividades de alta agregação de valor, cumprindo prazos e atingindo resultados constantes. Existem outros modos de controle de atividades que podem ser complementares a esta técnica, como por exemplo o quadro Kanban. Em meu próximo artigo abordarei esta outra técnica, mostrando ferramentas online que podem te ajudar a estrutura-las de uma maneira dinâmica.

Muito obrigado !

Deixe um comentário